CASA FIRJAN
Rio de Janeiro / RJ - Brasil
Studio Iluz
www.studioiluz.com.br
+
Joseph Gire (1872-1933)
Patrimônio histórico tombado, 1906
Fotografia: Andre Nazareth
www.andrenazareth.com
Além das extensas possibilidades de produtos que disponibilizamos em nossa linha padrão, também desenvolvemos produtos costumizados (variações a partir dos produtos de linha padrão) ou personalizados (criados inteiramente a partir da solicitação).
Nosso interesse e disponibilidade para produtos especiais é resultado da constante busca por desenvolvimento, inovação e atendimento das necessidades e desejos dos profissionais de arquitetura e nossos clientes, sempre pautados por uma leitura profissional e sofisticada das demandas que recebemos.
O Palacete Guinle-Linneo de Paula Machado foi um caso assim. Recentemente destinado a cumprir a missão de ser a Casa Firjan, projeto da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro que abrigaria um centro de inovações aberto para empresários, empreendedores e público em geral.
A edificação de estilo art nouveau data de 1906, projeto do arquiteto francês Joseph Gire e construída pelo patriarca Eduardo Pallasim Guinle, um dos maiores industriais do Brasil, fundador da Companhia Docas de Santos, da Companhia Siderúrgica Nacional e avô de Octavio Guinle - construtor do Copacabana Palace. O prédio foi concebido originalmente para ser a residência de sua filha Celina, posteriormente tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).
Adquirida em 2012 pela Firjan, foi então destinada a cumprir a missão de ser a Casa Firjan, projeto da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro que abrigaria um extenso complexo de inovações aberto para empresários, empreendedores e público em geral com atividades de exposições, música, cinema, restaurante, café, palestras, debates, cursos livres, laboratórios técnicos - além de recepções e reuniões.
Juntamente da lighting designer coordenadora do Studio iluz Ines Benevolo, desenvolvemos luminárias circulares VEGA CIRCUS U com as unidades DOT, ora oferecendo iluminação uplight indireta para revelar a generosidade do pé-direito alto e da amplitude dos cômodos, ora adicionando luz downlight com foco de alta qualidade para o layout e mobiliário que ocupariam o espaço.
O resultado foram luminárias de exuberância na correta medida da valorização, composição e respeito ao espaço que ocupa.
Referências: Agência Brasil - EBC; Portal do Holanda.