O prédio sede da CasaCor Minas 2018 é integrante do Conjunto Arquitetônico da Praça da Estação, região marcada pela forte efervescência urbana, cultural, política e gastronômica. Funcionou originalmente como matriz da extinta Rede Ferroviária Federal S/A – RFFSA, e está diretamente associada à criação de Belo Horizonte. Nos últimos anos o prédio vem passando por um processo de restauração, sob a supervisão do IPHAN, para abrigar futuramente as instalações do Museu Ferroviário.
Dentro do evento, o Pavilhão Nuvem dos Arquitetos Associados com a Arcelor Mittal na CasaCor Minas 2018 se apresentou como um anexo que explora diferentes relações com o contexto: a vista para a cidade que a elevação em relação à Rua Sapucaí oferece; a integração da locomotiva, que atravessa o pavilhão; a sombra das árvores da calçada; a vista para o próprio casarão.
Módulos em telas soldadas nervuradas e autoportantes constituem seu sistema, conferindo transparência e atravessamento do olhar pelas malhas das estruturas. A nuvem de aço a um só tempo abriga e revela sutilmente o interior, conforma o espaço e estabelece conexões sutis com as paisagens do entorno.